A CAMINHO DA ESCOLA 2.0

• A CAMINHO DA ESCOLA 2.0
Publicado em 23/06/2022 - 17:15  |  Atualizado em 10/11/2022 - 15:09

Cidade para crianças, pensada pelas crianças

Segundo dados do Ministério da Saúde, o trânsito é a principal causa de mortes entre crianças na faixa etária dos 5 aos 14 anos no Brasil. Com a retomada das aulas e o aumento da circulação das crianças nas ruas, as medidas de segurança no trânsito ganham ainda mais urgência. Somente entre janeiro e agosto de 2021, o SUS já totalizou mais de seis mil crianças e jovens hospitalizados em estado grave devido a atropelamentos no Brasil.

Buscando reverter esse cenário, a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, lançou o Programa de Educação para o Trânsito “A Caminho da Escola 2.0”.

Os princípios norteadores do programa são:

Convidar a comunidade escolar para pensar a cidade em parceria com o poder público;
Promover a criação de um espaço público de excelência, que sirva como catalisador de boas práticas;
Criar o sentimento de pertencimento da comunidade escolar em relação ao espaço público e os equipamentos urbanos, para que os alunos se tornem multiplicadores dessas boas práticas.

Escolha das escolas

Análise das condições viárias no entorno das escolas;
Levantamento dedados sobre sinistros de trânsito.

Ação educativa e diagnóstico/escuta da comunidade

A CET-Rio levará ao ambiente escolar os projetos educativos já existentes, para introduzir o assunto e estimular a discussão sobre a segurança viária;
Elaboração do mapa de risco pela comunidade escolar;
Conhecimento das características do local, tanto físicas, quanto de uso;

Elaboração do Projeto

Definição dos objetivos a serem atingidos;
Desenvolvimento de projeto junto à comunidade escolar

Implantação das intervenções

Realização das mudanças nas vias;
Sinalização horizontal / vertical / semafórica(conforme o caso);
Presença de um controlador de tráfego da CET-Rio durante os primeiros dias após a implantação, para orientar a população sobre as mudanças realizadas;

Coleta de dados

Medição dos resultados alcançados, como satisfação da comunidade e redução do número de sinistros de trânsito;

Abaixo, alguns exemplos de intervenções implantadas nas áreas escolares:

Próximos passos

A expectativa é expandir as intervenções no entorno das escolas e fazer com que as crianças participem efetivamente da melhoria do espaço público e que a segurança viária passe a ser tema de discussão em todas as escolas.

A Educação para o Trânsito deve ser um trabalho educativo que favorece práticas sociais fundamentadas em valores e cria condições para o exercício da cidadania, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva.

Desta forma, o Programa visa transformar o território em palco para educação, onde a cidade é a principal sala de aula.

Essa nova fase do Programa fez com que a Prefeitura inserisse entre suas metas o desenvolvimento de 36 projetos de intervenção urbana no entorno de unidades de ensino e a implantação de 18 intervenções desse tipo em 2022, seguindo os conceitos trabalhados, com foco na segurança viária e na melhoria das condições de circulação principalmente de pedestres e ciclistas no entorno das escolas.

Já foram implantadas 13 intervenções esse ano:

E.M. Lincoln Bicalho Roque (Curicica) (saiba mais)

E.M. João de Deus (Penha Circular) (saiba mais)

E.M. Barão de Itacurussá (Tijuca) (saiba mais)

E.M. Miguel de Larreinaga (Campo Grande) (saiba mais)

E.M. Augusto Cony (Taquara) (saiba mais)

E.M. Benedito Otoni (Maracanã) (saiba mais)

E.M. Engenheiro Lafayette de Andrade (Deodoro) (saiba mais)

E.M. Claudio Ignácio de Oliveira (Irajá) (saiba mais)

E.M. Castro Alves (Campo Grande) (saiba mais)

E.M. Lopes Trovão (Itanhangá)

E.M. Jackson de Figueiredo (Barra da Tijuca) (saiba mais)

E.M. Carlos Delgado de Carvalho (Recreio dos Bandeirantes) (saiba mais)

CIEP Margareth Mee (Recreio dos Bandeirantes) (saiba mais)

A CET Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) tem como missão promover as condições ideais de mobilidade na Cidade do Rio de Janeiro em seu dia a dia, o que significa maximizar a fluidez, o conforto, a ordem e a segurança dos pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas em seus deslocamentos, além de garantir uma adequada convivência entre o trânsito e o espaço urbano.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Dom Marcos Barbosa, nº 02
    3º andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ
    CEP: 20.211-178

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
    9:30 h às 17 h (Ouvidoria)

(e-mail exclusivo para a imprensa)

imprensa.cetrio@gmail.com

Onde ser atendido

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio