• CET-Rio Realiza Intervenções Urbanísticas que Beneficiam Escolas Municipais de Bangu
Publicado em 27/11/2023 - 16:55  |  Atualizado
Foto: Roberto Silva

As intervenções foram realizadas por meio do Programa A Caminho da Escola 2.0, uma iniciativa da CET-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Subprefeitura de Bangu. Os objetivos principais são organizar o trânsito na região das escolas para aumentar a segurança das crianças ao percorrerem o trajeto casa-escola-casa. As instituições de ensino beneficiadas foram a E.M. Waldir Azevedo Franco, localizada na Rua dos Estampadores, 985; a E.M. Célia Martins Menna Barreto e o EDI Prof. Tânia Maria Larrubia Gomes, localizados na Rua Mongólia, S/N; e a E.M. Milton Campos, Rua dos Banguenses, S/N. Como agradecimento às instituições, pela adesão ao Programa, as direções receberam certificado de participação entregue pelas equipes que atuaram nas realizações.

Foto: Roberto Silva

As intervenções urbanísticas realizadas na região foram:

1. Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola:

Além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30 km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade;

1. Implantação e reforço de sinalização de área escolar:

Alerta os condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola;

1. Extensão da calçada (áreas verdes):

Amplia o espaço para pedestres e proporciona mais conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos;

1. Redução do raio de curvatura nas interseções:

Reduz a velocidade de conversão dos veículos e proporciona mais segurança aos pedestres;

1. Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre:

Proporciona mais segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias;

1. Redução da distância das travessias:

Reduz o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento, além de aumentar a visibilidade entre pedestres e condutores;

1. Reforço da sinalização horizontal existente:

Torna o espaço mais legível;

1. Instalação de balizadores e tachões:

Protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona mais segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados;

1. Instalação de sinalização vertical:

Transmite aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego, possibilitando comportamentos adequados, com aumento da segurança no trânsito;

1. Ordenamento do estacionamento:

Foi realizado ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres;

1. Implantação de vagas de embarque/desembarque:

Facilita a entrada e saída das crianças da escola;

1. Implantação de vaga para pessoas com deficiência:

Facilita o embarque e desembarque de alunos com deficiência.

Dentre as ações do A Caminho da Escola 2.0, atividades educativas são realizadas com os alunos, além de oficina com professores para possibilitar a colaboração da escola com os órgãos da Prefeitura envolvidos no Programa. O diálogo com a comunidade escolar e a construção do mapa de risco da região conduzida pelas crianças, com o auxílio dos docentes, são de suma importância para elaborar o projeto das intervenções urbanísticas, considerando a realidade do trânsito no entorno das instituições de ensino. Em seguida, a execução foi conduzida por profissionais de áreas diversas da Prefeitura, beneficiando não só os frequentadores das escolas, mas a população que circula no local.