• EDI Profª Marly dos Santos Oliveira vai Receber Intervenções Urbanísticas Promovidas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0
Publicado em 09/05/2023 - 16:30  |  Atualizado

As intervenções urbanísticas no entorno do Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Marly dos Santos de Oliveira, em Cosmos, serão realizadas por equipes da Prefeitura como parte das ações promovidas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0, que é uma iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras.

Equipes multidisciplinares de profissionais que atuam no Programa visitam as escolas para realizar ações de educação para o trânsito e, com o apoio dos alunos e professores, constroem o projeto de intervenções urbanísticas, com base na realidade do tráfego no entorno das instituições de ensino. Após os alunos aprovarem o projeto, as modificações nas vias têm início para melhorar a organização e a segurança no trânsito da região.

No EDI Profa Marly dos Santos Oliveira, estão previstas as seguintes modificações:

1. Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola:
Além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30Km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade.
2. Implantação e reforço de sinalização de área escolar:
Alerta os condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola.
3. Extensão da calçada (áreas verdes):
Amplia o espaço para pedestres, proporcionando maior conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos.
4. Redução do raio de curvatura nas interseções:
Reduz a velocidade de conversão dos veículos para proporcionar maior segurança aos pedestres.
5. Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre:
Proporciona maior segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias.
6. Redução da distância das travessias:
Reduz o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento. Aumenta a visibilidade entre pedestres e condutores.
7. Reforço da sinalização horizontal existente:
Torna o espaço mais legível.
8. Instalação de balizadores e tachões:
Protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona maior segurança aos pedestres e impede o uso irregular desses espaços.
9. Instalação de sinalização vertical:
Transmite aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego para possibilitar comportamentos adequados e aumentar a segurança no trânsito.
10. Ordenamento do estacionamento:
É realizado ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres.
11. Implantação de vagas de embarque/desembarque:
Facilita a entrada e saída das crianças da escola.
12. Implantação de vaga para pessoas com deficiência:
Facilita o embarque e desembarque de alunos com deficiência.
13. Criação de ciclofaixas:
Oferece maior segurança aos ciclistas e incentiva o uso de modos ativos como meio de transporte.
14. Implantação de rotatória:
Para ordenar os diversos fluxos na via Caminho de Tutoia.

O conjunto de ações enfatiza as regras a serem obedecidas por todos que circulam nas vias, contribui para o exercício da cidadania, incentiva o uso de meio de transporte sustentável, como os coletivos públicos e, também, a bicicleta e a locomoção a pé em prol da saúde e do meio ambiente.

Os princípios norteadores do Programa consistem em convidar a comunidade escolar a pensar a cidade em parceria com o poder público, promover a criação de um espaço público de boas práticas, além do sentimento de pertencimento da comunidade escolar ao meio onde vive para que os alunos se tornem multiplicadores dessas boas práticas.