• Escola Benedito Ottoni recebe intervenções urbanísticas viabilizadas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0
Publicado em 02/08/2022 - 12:18  |  Atualizado

Na sexta (29/07), as intervenções urbanísticas no entorno da Escola Municipal Benedito Ottoni, no Maracanã, foram inauguradas. As adequações nas ruas próximas à escola, com pinturas e instalação de placas e balizadores, foram promovidas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0, uma iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). A finalidade é tornar o trânsito mais seguro no trajeto percorrido pelas crianças até a escola.

Os alunos acompanharam a cerimônia de inauguração e a entrega do certificado que ratifica a participação da escola no Programa e no desenvolvimento da cidadania. Também receberam cartilhas com informativos sobre trânsito. Dentre os benefícios na região, ruas no entorno receberam novas sinalizações, o espaço de calçada foi ampliado e vagas para embarque e desembarque foram demarcadas. É o desfecho do projeto educativo que teve início com a colaboração dos estudantes e de professores que apontaram problemas e sugestões para a equipe da CET-Rio para auxiliar no planejamento das ações.

Para Elizabete Crespo, diretora da Benedito Ottoni, foi muito importante a consulta à comunidade escolar e às crianças, além do aceite de várias colocações que partiram da escola. Segundo a diretora, “não foi um projeto fechado”. Sobre o trabalho educativo realizado na instituição, ela disse que “não foram em todas as turmas, mas foi uma representação dos alunos mais velhos falando como eles gostariam” que fossem as modificações.

Elizabete ressaltou que, além do “fechamento”, foi um processo “muito bacana para todo mundo, tanto que a CET-Rio estava presente no local para ver o que foi feito”. Disse que “ficou pronto, ficou bonito e está funcional”, mas pontuou que, ao longo do tempo, pode ser necessário fazer algumas adaptações. E, depois, será possível consultar a comunidade para ver como estão os efeitos da intervenção.