• Intervenções Urbanísticas do Programa A Caminho da Escola 2.0 Começam a Ser Implantadas na E. M. Pres. Arthur Bernardes
Publicado em 13/07/2023 - 17:07  |  Atualizado em 13/07/2023 - 17:09

A E. M. Arthur Bernardes, localizada na rua Peropaba, 125, em Campo Grande, aderiu ao Programa A Caminho da Escola 2.0, uma iniciativa da CET-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e as subprefeituras.

No início das ações do Programa na escola, foram realizadas atividades educativas com os alunos e oficina com professores. O diálogo com a comunidade escolar e a construção do mapa de risco da região, conduzida pelos alunos com o acompanhamento dos docentes, foram as bases para elaborar o projeto das intervenções urbanísticas, considerando a realidade do trânsito no entorno da instituição.

A execução está sendo conduzida por profissionais da Prefeitura, com o objetivo de melhorar a organização e a segurança do trânsito, especialmente no trajeto casa-escola-casa, que as crianças percorrem no cotidiano.

O projeto em andamento no entorno da E. M. Arthur Bernardes inclui:

1. Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola:
Além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30Km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade.
2. Implantação e reforço de sinalização de área escolar:
Alerta aos condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola.
3. Extensão de calçada (áreas verdes):
Amplia o espaço para pedestres, proporcionando maior conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos.
4. Redução do raio de curvatura nas interseções:
Reduz a velocidade de conversão dos veículos, proporcionando maior segurança aos pedestres.
5. Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre:
Proporciona maior segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias.
6. Redução da distância nas travessias:
Reduz o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumenta a visibilidade entre pedestres e condutores.
7. Reforço da sinalização horizontal existente:
Torna o espaço mais legível.
8. Instalação de balizadores e tachões:
Protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona maior segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados.
9. Instalação de sinalização vertical:
Informa aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego para possibilitar comportamentos adequados e aumentar a segurança no trânsito.
10. Ordenamento do estacionamento:
É realizado ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres.
11. Implantação de vagas de embarque/desembarque:
Facilita a entrada e saída das crianças da escola.
12. Implantação de vagas para pessoas com deficiência:
Facilita o embarque e desembarque de alunos com deficiência.
13. Implantação de mão única, nas ruas Itueira (entre Est. do Monteiro e rua Peropaba), rua Peropaba (entre as ruas Itueira e Carauna) e rua Caturité (entre a rua Peropaba e Est. do Monteiro):
Reduz o fluxo de veículos no trânsito em frente à escola e melhora a segurança das crianças no acesso à instituição.
14. Implantação de ondulação transversal:
Permite a redução de velocidade dos veículos e possibilita maior segurança aos alunos.