• CET-Rio entrega intervenções urbanísticas na Escola Municipal Engenheiro Lafayette de Andrade
Publicado em 20/09/2022 - 14:14  |  Atualizado em 20/09/2022 - 14:19

Na Semana Nacional de Trânsito (18 a 25/09), a CET-Rio preparou entregas de intervenções urbanísticas no entorno de escolas municipais. Hoje, 19/09, foi a vez da E. M. Engenheiro Lafayette de Andrade, que fica em uma área militar, em Deodoro. O projeto foi viabilizado pelo Programa A Caminho da Escola 2.0, realizado pela CET-Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). A elaboração do projeto contou com participação ativa dos alunos e professores, além dos profissionais da prefeitura do Rio, que, posteriormente, trabalharam na execução.

A diretora da escola, Vera Lúcia Tenório, recebeu certificado pela participação no Programa, agradeceu a iniciativa e ressaltou que a questão do trânsito sempre foi trabalhada por eles e sempre incomodou porque a direção se preocupa muito com a segurança das crianças. Sobre os alunos, ela ainda ressaltou: “Educação você coloca, você só tem que motivar para que eles façam. E, realmente, a semente foi lançada e eles deram o melhor retorno para nós. Então, é a esperança que temos de um mundo melhor”. Completou: “A gente coloca e eles dão retorno. Não pode é cruzar os braços e não trabalhar. E é este o papel do professor”. No final da cerimônia, as crianças receberam materiais com informações sobre trânsito.

As intervenções urbanísticas, por meio de pinturas que orientam os indivíduos, instalação de balizadores e placas de sinalização, por exemplo, contribuem para educar os que circulam na região e melhoram a segurança no trânsito. Com a demarcação dos trechos destinados aos pedestres, que também passam a ter mais espaço para caminhar, o incentivo ao uso de bicicletas e o ajuste da velocidade e das áreas destinadas aos veículos, o trânsito se torna mais seguro, democrático e sustentável.

As próximas entregas da semana serão na Escola Municipal Cláudio Ignácio de Oliveira, em Irajá, em 20/09, e na Escola Municipal Castro Alves, Campo Grande, em 23/09.