Campanha Cidades Pedaláveis Completa um Ano

Publicado em 10/11/2022 - 09:56  |  Atualizado em 10/11/2022 - 09:56

Cidades Pedaláveis (Cycling Cities), do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), é uma campanha mundial pelo uso de bicicleta nas cidades e em 9 de novembro, completa um ano. O Rio de Janeiro, ancorado pela Prefeitura, é uma das cidades que aderiram à campanha e se tornou uma das líderes no movimento. O foco é contribuir para o desenvolvimento urbano que propicie transporte sustentável e equitativo. Pessoas que priorizam o uso de bicicletas têm vários benefícios que vão desde deslocamentos mais rápidos e conexões fáceis para o transporte público até a melhoria da qualidade do ar e da saúde.

Neste aniversário de 1 ano da campanha global, o ITDP comemora a adesão de dezenas de cidades até o momento e o desenvolvimento dos projetos que estão colaborando para o alcance da meta de 25 milhões de pessoas com acesso a infraestruturas cicloviárias seguras até 2025. A campanha incentiva as cidades a fornecerem espaços mais seguros e inclusivos nas vias para pedalar, fazendo com que o uso de bicicletas seja a opção mais conveniente para a maioria das viagens. Também estimula a adoção de políticas, criação de fundos e apoios para campanhas educacionais que tornam esse meio de transporte confiável, conveniente e econômico.

No Rio de Janeiro, em 2022, a recuperação da malha cicloviária e a criação de novas rotas se intensificaram com o trabalho em conjunto de vários órgãos da Prefeitura como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), as secretarias de Conservação, Meio Ambiente e Clima e as subprefeituras. A CET-Rio segue o Planejamento Estratégico da cidade e trabalha para atingir a meta de 100 por cento de estações de transporte público de média e alta capacidade (metrô, trem, BRT, barcas e VLT) conectadas por infraestrutura cicloviária. Até o momento, já foram executadas novas rotas que fazem conexão com 43 estações. O objetivo é chegar a 54 até o final do ano. Essas conexões estão espalhadas pelas 5 áreas de planejamento da cidade. Como exemplo, temos implantações nos bairros Centro, Benfica, Ipanema, Engenho de Dentro, Barra da Tijuca, Vila Militar e Campo Grande.

Outra ação importante sobre o tema deste ano foi a publicação do Plano de Expansão Cicloviária, em julho. A CET-Rio e a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) realizaram um trabalho em conjunto, com apoio do ITDP, e que contou também com a participação da população. Foram realizadas enquetes virtuais e oficinas presenciais com moradores de todas as regiões da cidade.

A Prefeitura do Rio segue colaborando para que o uso da bicicleta traga benefícios para a saúde pública, a mobilidade e o meio ambiente.