• CET-Rio Participa de Ação Piloto Realizada pela Prefeitura do Rio para Implementação de Corredores de Sustentabilidade em Oswaldo Cruz
Publicado em 01/07/2024 - 17:49  |  Atualizado
Foto: Clécia Oliveira

Na última sexta (28/06) e no sábado (29/06), a Prefeitura do Rio, por meio de vários órgãos, realizou uma ação piloto, em Oswaldo Cruz, para implementação de Corredores de Sustentabilidade, estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática (PDS).

Foto: Clécia Oliveira

Com desenvolvimento e coordenação da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, por meio do Escritório de Planejamento – EPL, as intervenções realizadas no bairro foram viabilizadas por meio de parceria com diversos órgãos municipais, como: Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), Companhia Municipal de Energia e Iluminação (Rioluz), Secretaria Municipal de Conservação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Parques e Jardins, Comlurb, Guarda Municipal e Subprefeitura da Zona Norte.

Os Corredores de Sustentabilidade são definidos nas categorias Verde, Azul, Marrom e Laranja conforme as características urbanas e socioambientais da cidade. O objetivo da ação foi implementar melhorias urbanas e ambientais relacionadas ao desenvolvimento sustentável, em busca de uma cidade melhor e em consonância com grandes desafios como o combate e adaptação às mudanças climáticas.

Foto: Allan Vilela

Faz parte do projeto implementar e experimentar ações que possam tornar o bairro mais conectado, ampliar a segurança viária, tornar os espaços públicos de qualidade para os cidadãos, aumentar a arborização e as áreas verdes. As intervenções pontuais e experimentais foram propostas a partir de oficinas realizadas com moradores de Oswaldo Cruz, na Escola Municipal Viriato Corrêa.

Esta instituição de ensino também recebeu intervenções urbanísticas, em seu entorno, inauguradas na sexta (28/06), e que foram viabilizadas pelo Programa A Caminho da Escola 2.0, realizado pela CET-Rio, em parceria com a SME e a Subprefeitura da Zona Norte. Para tornar o trânsito mais organizado e seguro, sinalização horizontal (pinturas nas vias) e vertical (placas) foram implantadas, elementos como balizadores e tachões foram instalados para demarcar áreas (verdes), como a de circulação exclusiva de circulação de pedestres, além de outras medidas. Também foram instalados diversos galhardetes para sinalizar as mudanças nas vias. As intervenções possibilitaram espaços que dialogam com os objetivos do Projeto de Corredores de Sustentabilidade e que melhoram as condições da cidade para todos.

Foto: Clécia Oliveira

Durante os dois dias de ações, junto a órgãos da Prefeitura e outras instituições, a CET-Rio realizou atividades com os estudantes na escola e nas ruas, além de operação de trânsito para viabilizar as intervenções provisórias. E, durante toda a semana passada, os Educadores para a Mobilidade, da Companhia, fizeram contagens, em alguns pontos, para verificar o movimento do trânsito quanto aos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas que circulam nos locais atendidos. Os dados serão utilizados para posterior análise sobre os comportamentos e as necessidades de mudanças nas vias da região.

Foto: Clécia Oliveira

A Ação Piloto para implementação de Corredores de Sustentabilidade, em Oswaldo Cruz, contou com o apoio da Rede C40, por meio do Programa Bairros Verdes e Saudáveis, que utiliza abordagens de planejamento e design urbano como forma de acelerar a ação climática em escala local. Outra parceria para realização do projeto foi a do Laboratório de Cidades do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), plataforma de inovação e experimentação urbana para o desenvolvimento sustentável das cidades da América Latina e do Caribe – ALC), que promove a experimentação e a cocriação de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas cidades da América Latina e do Caribe.