• CET-Rio, SME e Subprefeitura da Zona Norte Inauguram Intervenções Urbanísticas na E.M. Viriato Corrêa e Participam de Ação de Sustentabilidade em Oswaldo Cruz
Publicado em 01/07/2024 - 18:50  |  Atualizado em 02/07/2024 - 17:11

A Escola Municipal Viriato Corrêa, que fica na Rua Guararema, 50, em Oswaldo Cruz, aderiu ao Programa A Caminho da Escola 2.0, realizado pela CET-Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras. As intervenções urbanísticas no entorno da instituição foram inauguradas na sexta (28/06). Houve entrega de certificado à escola participante do Programa e evento com a participação da comunidade escolar, especialmente das crianças que participaram de etapas do desenvolvimento do projeto.

Durante o evento de entrega das intervenções, as crianças assistiram à peça de teatro, que também falou sobre os resultados do trabalho. Os alunos participaram de jogo de perguntas e respostas sobre trânsito, com premiação para os vencedores, e se divertiram com as presenças do mascote CET-Cão e do personagem Semafrinho, da equipe de educadores para a mobilidade da CET-Rio. Depois, as crianças participaram de caminhada para receberem informações sobre as mudanças nas vias e comportamento adequado no trânsito. E, para finalizar, realizaram pinturas, com variadas mensagens, na rua.

Anteriormente, o Programa A Caminho da Escola 2.0 realizou ações educativas com as crianças e oficina com professores, buscando o diálogo com a comunidade escolar para entender a realidade do trânsito na região e viabilizar mudanças nas vias, que já estão fazendo a diferença para organizar o tráfego e ampliar a segurança viária, especialmente das crianças no trajeto casa-escola-casa.

Com a oportunidade de contribuir com a construção do projeto das intervenções urbanísticas, os alunos, auxiliados pelos professores, também desenharam mapa de risco que apontou os problemas do trânsito local e sugestões de mudanças. A partir da troca de informações com a comunidade escolar, o projeto foi elaborado e submetido à aprovação das crianças. Depois, foi executado por profissionais da Prefeitura.

Nesta região de Oswaldo Cruz, foram realizadas as seguintes intervenções nas vias pelas equipes da CET-Rio:

– Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola:

Além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade.

– Implantação e reforço de sinalização de área escolar:

Alerta aos condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola.

– Extensão da calçada (áreas verdes):

Amplia o espaço para pedestres, proporcionando maior conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos.

– Redução do raio de curvatura nas interseções:

Reduz a velocidade de conversão dos veículos, proporcionando maior segurança aos pedestres.

– Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre:

Proporciona maior segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias.

– Redução da distância das travessias:

Reduz o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumenta a visibilidade entre pedestres e condutores.

– Reforço da sinalização horizontal existente:

Torna o espaço mais legível.

– Instalação de balizadores e tachões:

Protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona maior segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados.

– Instalação de sinalização vertical:

Transmite aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego, possibilitando comportamentos adequados e mais segurança no trânsito.

– Ordenamento do estacionamento:

Realizado ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres.

– Implantação de travessia em dois tempos:

Cria refúgio para o pedestre, facilitando a travessia em vias de mão dupla para torná-la mais segura.

– Implantação de mão única na rua Guararema:

Reduz o fluxo de veículos que transitam em frente à escola e melhora a segurança das crianças no acesso à mesma.

– Estreitamento de faixas de circulação de veículos:

Proporciona a redução de velocidade dos veículos no cruzamento próximo à escola.

As atividades do Programa foram integradas às ações do Projeto de Corredores de Sustentabilidade, que ocorreram no bairro, na última sexta (28/06) e sábado (29/06), com a participação de vários órgãos da Prefeitura e outras instituições. O objetivo central é tornar a cidade melhor para todos.

Além da proposta de urbanismo tático, realizada pelo Programa A Caminho da Escola 2.0, com intervenções de maior durabilidade, como parte da ação piloto do Projeto de Corredores de Sustentabilidade, foram realizadas, como teste, intervenções temporárias com a participação dos alunos da E.M. Viriato Corrêa.

Paralelamente, um conjunto de ações foram realizadas, em Oswaldo Cruz, com desenvolvimento e coordenação da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, por meio do Escritório de Planejamento – EPL que, além da parceria da CET-Rio, contou também com outros órgãos municipais: Companhia Municipal de Energia e Iluminação (Rioluz), Secretaria Municipal de Conservação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Parques e Jardins, Comlurb, Guarda Municipal e Subprefeitura da Zona Norte.