• Prefeitura Divulga Mudanças na Circulação Viária da Av. Francisco Bicalho a Partir de Sábado (27/01)
Publicado em 25/01/2024 - 12:29  |  Atualizado em 26/01/2024 - 11:26

A Prefeitura do Rio, por meio da SMTR e da CET-Rio, informa que, a partir do sábado (27/01), trecho da Av. Francisco Bicalho, no entroncamento com a Av. Rodrigues Alves ), vai passar por mudanças no tráfego para concluir uma fase das obras de revitalização no entorno do Terminal Gentileza. As mesmas têm previsão de duração de 1 semana e demandam mudança de parte do itinerário das linhas de ônibus e do funcionamento das agulhas da Av. Francisco Bicalho. As obras estão a cargo da CCPAR, empresa municipal responsável por concessões como a do VLT.

As operações de trânsito, realizadas pela CET-Rio, vão ocorrer em 2 momentos:

*A partir das 6h:

– As agulhas da Av. Francisco Bicalho, nas pistas que seguem em direção à Av. Brasil e Ponte, serão invertidas.

– Veículos procedentes da Av. Presidente Vargas em direção à Av. Brasil deverão transitar pela pista lateral até a última agulha da Av. Francisco Bicalho, que vai funcionar em direção à pista central. Em seguida, a instrução é permanecer na pista central, seguir pelo Gasômetro, com a possibilidade de ir direto para a pista Central da Av. Brasil ou acessar a alça lateral que leva à Av. Rio de Janeiro, em direção ao Caju ou à pista lateral da Av. Brasil.

– Veículos procedentes da Av. Rei Pelé e Av. Paulo de Frontin, em direção à Rodoviária, deverão utilizar a 2ª agulha da pista central da Av. Francisco Bicalho, que também será invertida e vai funcionar como acesso da pista central para a pista lateral.

– A agulha da Av. Rio de Janeiro também será uma possibilidade de circulação entre as pistas junto ao Porto e ao INTO, da pista lateral para a central.

>A partir das 12h:

– Será iniciada a ocupação do cruzamento da Av. Francisco Bicalho e da Av. Rodrigues Alves para a execução das obras. Não será possível a ligação direta entre a pista lateral da Av. Francisco Bicalho e a Av. Rio de Janeiro. O acesso será feito via Gasômetro e agulhas da Av. Francisco Bicalho, que vão funcionar como já descrito.

*Equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal estarão no local para auxiliar motoristas e pedestres durante o período de obras.

*Nova sinalização para orientar a população está sendo instalada na Av. Francisco Bicalho, além da implantação de faixas e Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs).

Quanto ao serviço dos ônibus:

-Os passageiros de ônibus municipais com destino à Av. Brasil deverão embarcar nos pontos sinalizados da pista central da Av. Francisco Bicalho junto à passarela da estação da Leopoldina e no lado oposto ao DETRAN.

-O ponto de ônibus da Av. Rio de Janeiro, em frente ao edifício da Bradesco Seguros, deixará de ser atendido pelas linhas oriundas da Av. Francisco Bicalho, que servirá apenas para os serviços provenientes do Túnel Marcello Alencar. Passageiros que desejarem embarcar nestas linhas deverão seguir pela calçada junto ao INTO, realizar a travessia no semáforo da rua Almirante Mariath e embarcar nos pontos sinalizados junto ao portão 24 do Porto.

-Passageiros que utilizam os ônibus no Caju terão à disposição mais um ponto, que ficará próximo à Passarela 1, no Cemitério do Caju.

-As linhas municipais paradoras que acessam a Av. Francisco Bicalho pela Av. Presidente Vargas estarão na Av. Francisco Bicalho, nos pontos da pista central (Passarela e ponte sobre o Rio Trapicheiros), na Av. Rio de Janeiro no Portão 24 do Porto e na Av. Brasil, no Cemitério do Caju.

-As linhas municipais rápidas e expressas que acessam a Av. Francisco Bicalho pela Av. Presidente Vargas farão atendimento na Av. Francisco Bicalho, nos pontos da pista central (Passarela e ponte sobre o Rio Trapicheiros).

-As linhas intermunicipais paradoras com destino à Baixada Fluminense que acessam a Av. Francisco Bicalho pela Av. Presidente Vargas estarão na Av. Francisco Bicalho, no ponto da pista lateral, próximo à Rua Geógrafo Milton Santos, na pista central, na altura da ponte sobre o Rio Trapicheiros, na Av. Rio de Janeiro, no Portão 24 do Porto, e na Av. Brasil, no Cemitério do Caju.

-As linhas intermunicipais rápidas e expressas com destino à Baixada Fluminense, que acessam a Av. Francisco Bicalho pela Av. Presidente Vargas deverão seguir o seguinte itinerário:
Av. Presidente Vargas, Av. Francisco Bicalho (pista lateral), agulha de acesso à pista central (altura da Av. Pedro II), Av. Francisco Bicalho (pista central), Elevado do Gasômetro, alça de acesso à Av. Brasil, Av. Brasil (pista central).

-As linhas intermunicipais com destino à Ponte Rio-Niterói, que acessam a Av. Francisco Bicalho pela Av. Presidente Vargas, deverão seguir o seguinte itinerário:
Av. Presidente Vargas, Av. Francisco Bicalho (pista lateral), agulha de acesso à pista central (altura da Av. Pedro II), Av. Francisco Bicalho (pista central), Elevado do Gasômetro, Ponte Rio-Niterói.

-As linhas intermunicipais paradoras com destino à Baixada Fluminense, que acessam a Av. Francisco Bicalho pela Praça Dinah de Queiroz deverão seguir o seguinte itinerário:
Rua Equador, alça de acesso ao Elevado do Gasômetro junto à Rodoviária Novo Rio, Elevado do Gasômetro, alça de acesso à Av. Rio de Janeiro, Av. Rio de Janeiro (pista direita), Av. Brasil (pista lateral).

-As linhas intermunicipais rápidas e expressas, com destino à Baixada Fluminense, que acessam a Av. Francisco Bicalho pela Praça Dinah de Queiroz, deverão seguir o seguinte itinerário:
Rua Equador, alça de acesso ao Elevado do Gasômetro junto à Rodoviária Novo Rio, Elevado do Gasômetro, alça de acesso à Av. Brasil, Av. Brasil (pista central).

-As linhas intermunicipais com destino à Ponte Rio-Niterói, que acessam a Av. Francisco Bicalho pela Praça Dinah de Queiroz, deverão reproduzir o seguinte itinerário:
Rua Equador, alça de acesso ao Elevado do Gasômetro junto à Rodoviária Novo Rio, Elevado do Gasômetro, Ponte Rio-Niterói.