• Prefeitura do Rio Anuncia Alterações Viárias no Centro da Cidade a Partir de Segunda (15/04)
Publicado em 11/04/2024 - 11:10  |  Atualizado em 11/04/2024 - 11:26
Divulgação CET_Rio

As alterações viárias serão realizadas na região central para possibilitar uma nova alternativa de conexão entre a Av. Rio Branco e a Av. Presidente Vargas. Será criado um binário de circulação (conforme o mapa) com a Av. Rio Branco, Rua da Assembleia, Rua Uruguaiana, Rua do Acre e Praça Mauá para melhorar a mobilidade da região central.

As seguintes alterações no trânsito serão implantadas:

– Modificação do sentido viário da Rua da Assembleia, entre a Rua da Carioca e a Av. Rio Branco, que terá sentido duplo de direção;

– Mudança do sentido da Rua Uruguaiana, entre a Rua da Carioca e a Av. Presidente Vargas, que terá sentido único de direção, da primeira para a segunda via;

– Os veículos que, hoje, circulam pela Av. Rio Branco poderão virar à direita na Rua da Assembleia para, em seguida, acessar a Rua Uruguaiana até a chegada na Av. Presidente Vargas, podendo seguir também até a Praça Mauá.

– Paralelamente, os veículos que vierem da Rua da Carioca poderão acessar, à esquerda, a Rua Uruguaiana até chegar à Av. Presidente Vargas, sem necessidade de seguir pela Rua Primeiro de Março. Com isso, se espera aliviar o fluxo nesta última via.

Para viabilizar as mudanças, obras de recuperação da pavimentação, ajustes geométricos e construção de rampas de acessibilidade nas vias foram viabilizados pela Secretaria de Conservação.

A CET-Rio implantou nova sinalização gráfica vertical, horizontal e semafórica, com mudança de sentido. No planejamento, também incluiu ajustes nos tempos semafóricos de toda a região, assim como previu a alocação dos agentes de trânsito, que vão orientar motoristas e pedestres durante os primeiros dias das alterações viárias.

*Novo esquema de trânsito:

– Rua da Assembleia, com mão dupla de direção, entre a Av. Rio Branco e a Rua Uruguaiana;

– Rua Uruguaiana, com sentido único, entre a Rua da Carioca e a Av. Presidente Vargas.

*Implantações e outras alterações realizadas pela CET-Rio:

– Adequações semafóricas:

. Rua da Assembleia x Av. Rio Branco;

. Rua da Carioca x Rua Uruguaiana;

. Rua Uruguaiana x Rua Sete de Setembro;

. Rua Buenos Aires x Rua Uruguaiana;

– Implantação e revitalização da sinalização horizontal (pintura) na Rua da Assembleia, entre a Av. Rio Branco e a Rua da Carioca; na Rua da Carioca, no entroncamento com a Rua Uruguaiana; na Rua Uruguaiana, entre a Rua Buenos Aires e a Av. Presidente Vargas; e no entroncamento com a Rua Sete de Setembro;

– Implantação e revitalização da sinalização gráfica vertical (placas) da Rua da Assembleia e na Rua Uruguaiana, entre a Rua da Carioca e a Av. Presidente Vargas;

– Implantação de estacionamento para motos na Rua Uruguaiana, entre a Rua Buenos Aires e Rua da Alfândega;

– Revitalização da pintura da ciclofaixa na Av. Presidente Vargas e na Rua Uruguaiana.

*Recomendações:

– Respeitar a nova sinalização implantada e as orientações dos agentes de trânsito da CET-Rio e da Guarda Municipal, que vão atuar na região;

– Pedestres deverão caminhar na calçada e fazer as travessias nos locais sinalizados, usando as faixas de pedestres.