• Prefeitura Implanta Faixa Dedicada na Linha Vermelha a Caminho da Ilha do Governador e do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão)
Publicado em 29/02/2024 - 10:50  |  Atualizado

O início do funcionamento da faixa será na segunda (4/03). A medida, adotada pela Prefeitura, faz parte do conjunto de melhorias implantadas na Linha Vermelha, na Estrada do Galeão e na Av. Vinte de Janeiro. A faixa tem 2.200m de extensão e vai funcionar no sentido Baixada Fluminense, entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso à Ilha do Governador.

As pistas receberam mais recursos, nova pavimentação e sinalização vertical (placas de regulamentação) e horizontal (pinturas no pavimento), implantadas pela CET-Rio, para informar e orientar os motoristas sobre as regras de uso da faixa dedicada. Para reforçar a orientação, agentes da Companhia e da Guarda Municipal vão atuar no local.

Utilização:

Será utilizada somente por veículos que estiverem na Linha Vermelha, com destino à Ilha do Governador/Galeão. Os que seguirem para outros destinos deverão utilizar as outras 3 faixas de circulação.

Objetivo:

Distribuir os fluxos para organizar e melhorar a fluidez do tráfego, tanto para quem vai em direção à Ilha como em direção à Baixada. Das quatro faixas existentes, apenas a que fica mais à esquerda será dedicada ao acesso à Ilha e ao Aeroporto, sem reduzir a capacidade de escoamento da via, no sentido Baixada Fluminense. A Linha Vermelha, após o acesso à Ilha, ainda terá três faixas de rolamento seguindo naquela direção.

A medida vai evitar o estrangulamento na bifurcação Ilha/Baixada, impedindo que veículos que vierem pela esquerda bloqueiem o acesso à Ilha e interfiram no fluxo dos que seguirem em direção à Baixada. A melhor organização e distribuição de veículos nas faixas vai promover a fluidez do trânsito durante todo o trecho.

De acordo com dados da CET-Rio (2023), cerca de 90 mil veículos circulam na via por dia. Um terço do tráfego (30 mil veículos/dia) segue em direção à Ilha do Governador e o restante (60 mil veículos/dia) vai para a Baixada Fluminense. Com o aumento dos voos no Galeão, o volume diário de tráfego aumentou 17% (entre setembro/2023 e janeiro/2024). Até o final deste ano, é esperado que este volume aumente ainda mais, atingindo cerca de 30%.

Na primeira semana, a operação será educativa. E, a partir de 11/03 (segunda), o sistema de fiscalização eletrônica será ativado e a infração, considerada média, com base no Art. 185 – Inc. I, será detectada por meio da leitura dupla das placas. O infrator será multado no valor de R$130,16 e receberá 4 pontos na carteira.