Rio de Janeiro recebe o prêmio “Destaques Maio Amarelo 2026” pelas ações para a redução de acidentes no trânsito

  • Início
  • Rio de Janeiro recebe o prêmio “Destaques Maio Amarelo 2026” pelas ações para a redução de acidentes no trânsito
Publicado em 25/06/2026 - 17:02  |  Atualizado em 26/06/2026 - 11:02

O município do Rio de Janeiro recebeu na quinta-feira (25/06) o prêmio “Destaques Maio Amarelo 2026”, concedido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição sem fins lucrativos que se dedica a mobilizar a sociedade na redução dos índices de vítimas no trânsito. A cerimônia foi realizada em São José dos Campos, em São Paulo, onde a ONSV também celebrou seus 15 anos.

O troféu foi recebido pelo coordenador de Educação para o Trânsito da CET-Rio, Mauro Ferreira, que representou o município na mobilização da campanha Maio Amarelo realizada ao longo do mês de maio. A campanha teve a participação de diversos outros órgãos da Prefeitura do Rio, como CET-Rio, Guarda Municipal, Rioluz e as secretarias de Saúde, Educação e de Transporte, além do Detran-RJ, Instituto de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Rio Ônibus, entre outros parceiros.

Com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha Maio Amarelo contou com uma série de ações de conscientização e de prevenção de acidentes de trânsito voltadas a motoristas, motociclistas e pedestres em pontos estratégicos da cidade, como a Quinta da Boa Vista, o Sambódromo e a Parada Duas Rodas em Botafogo. Diversos monumentos também foram iluminados na cor amarela para chamar a atenção da população, entre eles o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Museu de Arte do Rio e o monumento a Estácio de Sá.

O coordenador de Educação para o Trânsito, Mauro Ferreira, agradeceu a homenagem ao Rio de Janeiro e elogiou o tema da campanha escolhido para este ano.

— Enxergar o outro é salvar vidas vai muito além de enxergar o outro no momento da ação no trânsito. É reconhecer que o trânsito é um espaço coletivo e todos têm o direito de circular com segurança. É uma oportunidade para a gente realizar as ações ao longo do ano, mas com um tipo de visualização e engajamento maior e a participação de vários órgãos do município, do estado e federais, além da sociedade civil e da mídia. O maio amarelo virou uma marca reconhecida mundialmente e fortalecerá muitas ações daqui pra frente —, destacou.

A CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) tem como missão promover as condições ideais de mobilidade na Cidade do Rio de Janeiro, em seu dia a dia, o que significa maximizar a fluidez, o conforto, a ordem e a segurança dos pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas, em seus deslocamentos, além de garantir uma adequada convivência entre o trânsito e o espaço urbano.

  • ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Dom Marcos Barbosa, nº 02 (protocolo)
    Rua Ulysses Guimarães, nº 16 – 3º andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ
    CEP: 20.211-178

    HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
    9:30 h às 17:00 h (Ouvidoria)

    9:00 às 16:00 h (Protocolo)

    ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
    (e-mail exclusivo para a imprensa)

    imprensa.cetrio@prefeitura.rio

    Onde ser atendido

  • DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

    PORTAL:
    www.1746.rio

Pular para o conteúdo